Oferta Formativa

A Integração Sensorial (IS) é o processamento da informação sensorial, isto é, a capacidade de receber, classificar, processar e fazer uso das informações sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente que nos rodeia, através dos nossos sentidos (toque, movimento, posição do corpo, visão, olfato, audição, paladar). Esta informação sensorial vai para o cérebro, onde é organizada e interpretada e como resultado, temos um plano de ação que nos permite dar uma resposta adaptativa apropriada e correta às exigências do ambiente. A Terapia da Integração Sensorial é um método de tratamento de indivíduos com problemas de processamento de estímulos sensoriais e tem como objetivo melhorar a capacidade de integração dos mesmos. Durante a terapia IS, a sensação de sucesso é o primeiro passo para alcançar essa capacidade, portanto o Terapeuta deve ter em atenção a organização do ambiente e do material para poder proporcioná-la. Esta terapia pode ser útil para lidar com problemas como dificuldades de aprendizagem, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, problemas ao nível motor, dispraxia, problemas comportamentais e distúrbios de integração sensorial. No decorrer da terapia, os indivíduos aprendem habilidades ou comportamentos específicos, mas estes não são o principal objetivo, em vez disso, o intuito é que as atividades físicas produzam sensações que levam a respostas adaptativas e por consequência a mais sensações que provocam respostas ainda mais complexas. No caso das crianças a intervenção é centrada no brincar, permitindo a construção de experiências sensoriais e o planear das suas ações em relação aos outros, respondendo aos desafios crescentes que lhe são pedidos.
Toda a informação no site oficial da Pós Graduação


desde 186€

Beber e comer são atividades necessárias para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de todas as pessoas. Para além de ser uma obrigação natural, a ingestão de alimentos geralmente é uma fonte de prazer. Todos os dias dispensamos muito do nosso tempo para nos alimentar. Quando tudo vai bem, comer é um prazer, mas para as famílias com crianças que sofrem de problemas de alimentação, as refeições frequentemente são uma fonte de tensão e stress.
A intervenção terapêutica nesta área deve ser feita com especial respeito e delicadeza.
Este curso permite aos terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala a aquisição de conhecimentos teóricos e de técnicas específicas relacionadas com a reabilitação de crianças com recusa alimentar.
Muitas das recusas alimentares nas crianças podem ser devidos a problemas sensório-motores.
Os problemas sensório-motores são muitas vezes esquecidos ou mal interpretados como problemas de comportamento. Este curso oferece estratégias de raciocínio clínico para os casos com crianças que são muito seletivos nas suas escolhas de alimentos ou que se recusam a comer, sem causa aparente.
Mais Info


desde 74€

As Disfunções de Integração Sensorial ou Desordem do Processamento Sensorial como é também conhecida afeta cada vez mais crianças mundialmente.
Os terapeutas ocupacionais avaliam e desenham planos de intervenção adequados às necessidades sensoriais especificas destas crianças e colaboram com uma equipa multidisciplinar para melhorar a participação e o desempenho ocupacional das crianças nas suas variadas áreas de ocupação.
No exercício das suas funções os Terapeutas da Fala trabalham também com essas crianças e embora as questões do processamento sensorial auditivo sejam já conhecidas e bem trabalhadas pelos TFs, outras como as dificuldades relacionadas com um pobre processamento vestíbulo-propriocetivo ou as dificuldades ao nível da praxis e da modulação sensorial, podem também ter um forte impacto na participação e evolução destas crianças nas sessões de terapia da fala.
Ao compreender melhor a origem e as relações que se estabelecem entre os diferentes sistemas sensoriais, os TFs vão poder identificar e encontrar estratégias para facilitar a envolvência e cooperação da criança nas suas sessões.
Mais Info


Sobre a 7senses

A 7Senses nasceu da necessidade sentida ao longo dos últimos anos da criação de uma entidade com o objectivo de promover e divulgar a Teoria e Prática da Integração Sensorial de Jean Ayres.
Mais Info

Marcação de Consulta

Contacto

Rua Álvaro Aurélio do Céu Oliveira
360 Maia
Maia, 4470-134

Telefone: 963008356
Email: info@7senses.pt

Obter Direções