Formação
  • Preço desde 186€
  • 50 Vagas
  • 18 Horas
  • Porto
  • a definir

Inscrição

Formador

Isabelle Beaudry

MS OTR/L

Isabelle Beaudry Bellefeuille, Bachelor of Science en Terapia Ocupacional por McGill University (Montreal, Canadá), Advanced Practice Certificate in Neuroscience por Thomas Jefferson University (Filadelfia, EE.UU.), Master of Science en Terapia Ocupacional por Virginia Commonwealth University (Richmond, EE.UU.). Certificada en Integración Sensorial por University of Southern California (Los Ángeles, EE. UU.) Autora de los libros Problemas de aprendizaje en la infancia - La descoordinación motriz, la hiperactividad y las dificultades académicas desde el enfoque de la teoría de la integración sensorial (Ediciones Nobel. Oviedo, 2003); Tengo duendes en las piernas – Dificultades escolares, hiperactividad, problemas de conducta, sueño y alimentación vistos por los niños y por la Teoría de la integración sensorial (Ediciones Nobel. Oviedo, 2008); Hago lo que veo, soy lo que hago (Ediciones Nobel, 2012); Mímame-crecer en familia (Ediciones Nobel, 2014).
Mais Info

Integração Sensorial na Alimentação

Beber e comer são atividades necessárias para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de todas as pessoas. Para além de ser uma obrigação natural, a ingestão de alimentos geralmente é uma fonte de prazer. Todos os dias dispensamos muito do nosso tempo para nos alimentar. Quando tudo vai bem, comer é um prazer, mas para as famílias com crianças que sofrem de problemas de alimentação, as refeições frequentemente são uma fonte de tensão e stress.
A intervenção terapêutica nesta área deve ser feita com especial respeito e delicadeza.
Este curso permite aos terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala a aquisição de conhecimentos teóricos e de técnicas específicas relacionadas com a reabilitação de crianças com recusa alimentar.
Muitas das recusas alimentares nas crianças podem ser devidos a problemas sensório-motores.
Os problemas sensório-motores são muitas vezes esquecidos ou mal interpretados como problemas de comportamento. Este curso oferece estratégias de raciocínio clínico para os casos com crianças que são muito seletivos nas suas escolhas de alimentos ou que se recusam a comer, sem causa aparente.


Finalidade:

A atividade visa dar aos alunos as ferramentas para desenvolver uma avaliação objetiva dos problemas de crianças que alimentam, e implementar técnicas de intervenção necessárias, dependendo das características de cada caso.


Objectivos:

No fim do curso, os participantes serão capaz de:

  • Reconhecer e compreender os problemas alimentares nas crianças;
  • Conhecer e aplicar principios básicos de avaliação relacionados com problemas de alimentação nas crianças;
  • Conhecer e aplicar principios básicos de tratamento, relacionados com os problemas de alimentação nas crianças;
  • Complementar a abordagem comportamental com a abordagem de Integração Sensorial.


Local:

a definir


Programa:

23 de março 2018 - sexta-feira
  • 15:00 - Recepção e Introdução à formação
  • 15:30 - Intervenção e perfil clínico da criança que se recusa a alimentar:
    • Revisão das estruturas anatómicas da região oral e os órgãos da deglutição
    • O desenvolvimento normal da deglutição
  • 17:00 - Intervalo
  • 17:30 - Introdução à avaliação da criança que se recusa a se alimentar:
    • Aspetos sensoriais, nutricionais e práxicos
  • 19:00 - Jantar
  • 20:00 - Introdução ao tratamento da criança que se recusa a alimentar:
    • Trabalho multidisciplinar
  • 21:30 - Intervalo
  • 21:45 - Revisão do dia e esclarecimento de dúvidas
24 de março 2018 - sábado
  • 09:30 - As técnicas específicas nos distúrbios da deglutição:
    • Os distúrbios da função motora oral
  • 11:00 - Intervalo
  • 11:30 - As técnicas específicas nos distúrbios da deglutição (cont.)
    • Os distúrbios das funções sensoriais
  • 13:00 - Almoço
  • 14:00 - Técnicas específicas
  • 15:30 - Intervalo
  • 16:00 - Texturas alimentares
  • 17:30 - Conclusão
25 de março 2018 - domingo
  • 09:30 - Material terapêutico
  • 11:00 - Intervalo
  • 11:30 - A defesa sensorial
  • 13:00 - Almoço
  • 14:00 - Estudo de Caso
  • 15:30 - Intervalo
  • 16:00 - Dúvidas e Questionário Final
  • 17:30 - Conclusão

Sobre a 7senses

A 7Senses nasceu da necessidade sentida ao longo dos últimos anos da criação de uma entidade com o objectivo de promover e divulgar a Teoria e Prática da Integração Sensorial de Jean Ayres.
Mais Info

Marcação de Consulta

Contacto

Rua Álvaro Aurélio do Céu Oliveira
360 Maia
Maia, 4470-134

Telefone: 963008356
Email: info@7senses.pt

Obter Direções