
Descrição
Alimentação sensorial integrada (Integrated Sensory Feeding®; ISF®) é uma abordagem abrangente e baseada em evidências da intervenção da terapia ocupacional para recusa e seletividade alimentar. O ISF® foi desenvolvido pela Dra. Isabelle Beaudry-Bellefeuille, PhD, OT(C) e está ancorado na terapia ocupacional, integração sensorial de Ayres® e colaboração multidisciplinar com profissionais de saúde.
Beber e comer são atividades necessárias para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de cada pessoa. Além da obrigação natural de comer, a ingestão de alimentos é geralmente uma fonte de prazer. Todos os dias passamos uma grande parte do nosso tempo a alimentar-nos. Quando tudo está a correr bem, comer é um prazer; mas para as famílias com uma criança que sofre de problemas alimentares, as refeições são muitas vezes uma fonte de stress.
A intervenção terapêutica nesta área deve ser realizada com especial respeito e delicadeza. Este curso permite aos terapeutas ocupacionais familiarizarem-se com a teoria, técnicas específicas e raciocínio clínico relacionados com a intervenção de crianças que se recusam a alimentar-se e/ou que são extremamente seletivas.
Curso ministrado pela Dra. Isabelle Beaudry Bellefeuille, terapeuta ocupacional e diretora da Clínica de Terapia Ocupacional Pediátrica Beaudry-Bellefeuille, em Oviedo (Espanha).
Objectivos
- Reconhecer e compreender os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar nas crianças.
- Conhecer e saber aplicar métodos básicos de avaliação e raciocínio clínico relacionados com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.
- Conhecer e saber aplicar métodos básicos de intervenção relacionados com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças
Programa
Curso Integrated Sensory Feeding® (total 12 horas): Recusa alimentar e seletividade alimentar na criança; Avaliação e tratamento
Parte 1 (3 horas)
Introdução: esclarecimento de terminologia e diagnósticos
Revisão das estruturas anatômicas da região oral e órgãos de deglutição.
Os princípios neurofisiológicos da deglutição:
– Fase preparatória e oral.
– Fase faríngea.
– Fase esofágica
Parte 2 (3 horas)
O desenvolvimento normal do processo de alimentação.
Introdução ao processo de avaliação
Workshop prático sobre texturas de alimentos
Parte 3 (3 horas)
Avaliação no processo alimentar relacionada aos problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.
A intervenção guiada pelo raciocínio clínico: introdução à metodologia baseada na coleta e análise de dados segundo o modelo de Schaaf (2014; 2012), tomada de decisão baseada em evidências
Parte 4 (3 horas)
A intervenção no processo alimentar relaciona-se com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.
Técnicas Específicas
Revisão de casos
O programa pode variar ligeiramente dependendo da dinâmica do curso.