Integração Sensorial na Alimentação

  • 12 horas

  • Centro de Formação 7senses

  • 8 – 9 maio de 2025

  • Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala, Nutricionistas

  • Isabelle Beaudry

  • 200€

Descrição

Alimentação sensorial integrada (Integrated Sensory Feeding®; ISF®) é uma abordagem abrangente e baseada em evidências da intervenção da terapia ocupacional para recusa e seletividade alimentar. O ISF® foi desenvolvido pela Dra. Isabelle Beaudry-Bellefeuille, PhD, OT(C) e está ancorado na terapia ocupacional, integração sensorial de Ayres® e colaboração multidisciplinar com profissionais de saúde.

Beber e comer são atividades necessárias para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de cada pessoa. Além da obrigação natural de comer, a ingestão de alimentos é geralmente uma fonte de prazer. Todos os dias passamos uma grande parte do nosso tempo a alimentar-nos. Quando tudo está a correr bem, comer é um prazer; mas para as famílias com uma criança que sofre de problemas alimentares, as refeições são muitas vezes uma fonte de stress.

A intervenção terapêutica nesta área deve ser realizada com especial respeito e delicadeza. Este curso permite aos terapeutas ocupacionais familiarizarem-se com a teoria, técnicas específicas e raciocínio clínico relacionados com a intervenção de crianças que se recusam a alimentar-se e/ou que são extremamente seletivas.

Curso ministrado pela Dra. Isabelle Beaudry Bellefeuille, terapeuta ocupacional e diretora da Clínica de Terapia Ocupacional Pediátrica Beaudry-Bellefeuille, em Oviedo (Espanha).

Objectivos

  1. Reconhecer e compreender os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar nas crianças.
  2. Conhecer e saber aplicar métodos básicos de avaliação e raciocínio clínico relacionados com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.
  3. Conhecer e saber aplicar métodos básicos de intervenção relacionados com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças

Programa

Curso Integrated Sensory Feeding® (total 12 horas): Recusa alimentar e seletividade alimentar na criança; Avaliação e tratamento

Parte 1 (3 horas)

Introdução: esclarecimento de terminologia e diagnósticos

Revisão das estruturas anatômicas da região oral e órgãos de deglutição.

Os princípios neurofisiológicos da deglutição:

– Fase preparatória e oral.

– Fase faríngea.

– Fase esofágica

Parte 2 (3 horas)

O desenvolvimento normal do processo de alimentação.

Introdução ao processo de avaliação

Workshop prático sobre texturas de alimentos

Parte 3 (3 horas)

Avaliação no processo alimentar relacionada aos problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.

A intervenção guiada pelo raciocínio clínico: introdução à metodologia baseada na coleta e análise de dados segundo o modelo de Schaaf (2014; 2012), tomada de decisão baseada em evidências

Parte 4 (3 horas)

A intervenção no processo alimentar relaciona-se com os problemas de recusa alimentar e seletividade alimentar em crianças.

Técnicas Específicas

Revisão de casos

O programa pode variar ligeiramente dependendo da dinâmica do curso.