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Ideação e Práxis2018-10-10T14:02:38+00:00

Project Description

PROGRAMA

DESCRIÇÃO

A Praxis é a competência que o cérebro tem de conceber, planear, organizar e realizar uma sequência de ações motoras desconhecidas e permite respostas adaptativas no ambiente (Ayres, 1985). A capacidade cognitiva de conceituar e gerar ações motoras é denominada ideação e depende em grande parte da integração de inputs sensoriais e do conhecimento de possíveis ações corporais. Ideação, é então, um processo dinâmico que ocorre durante o desenvolvimento típico, começando na infância, à medida que a criança aprende sobre ações e propriedades do objeto através do seu comportamento exploratório, como bater, apertar ou tocar (Gibson, 1988).
As crianças com problemas na praxis geralmente demonstram uma ampla gama de dificuldades no planeamento e coordenação motora. Crianças com disfunção de integração sensorial, incluindo crianças com Perturbação do Espectro do Autismo podem apresentar alterações na práxis. Podem ter dificuldades em atividades que impliquem competências motoras como o vestir, comer ou praticar desporto; podem parecer desajeitadas e necessitam de mais esforço do que o habitual para concluir tarefas e ter dificuldade em generalizar as respostas motoras para situações que requerem planeamento motor fora de seu repertório (Schaaf et al., 2010).
Este curso apresentará uma visão geral dos componentes da práxis com ênfase nos vários problemas práxicos no desempenho funcional, usando o quadro de referência de integração sensorial. Serão abordados aspetos importantes na observação, avaliação, raciocínio clínico e identificação de ideação, planeamento motor, sequenciação, coordenação bilateral e problemas nas sequências de ação projetadas.
Serão fornecidas aos participantes estratégias avançadas de intervenção usando abordagens top-down e bottom-up para abordar problemas ideacionais em crianças com disfunção na práxis. Além disso, este curso abordará a relação de ideação na praxis com as funções executivas. O formato do curso, uma combinação de comunicações, vídeos com estudos de caso a ilustrar a intervenção e a discussão em pequenos grupos, permitirá oportunidades de aprendizagem enriquecedoras para os participantes.

Detalhes

DATA

novembro, 2020

LOCAL:

a definir

PREÇO

300€

FORMADORA

Teresa May Benson

Programa

OBJECTIVOS:

No final deste curso, o participante deverá ser capaz de:

  1. Descrever os mecanismos neurológicos e sensoriais subjacentes das várias disfunções práxicas
  2. Observar, avaliar e diferenciar a gama de disfunções práxicas desde a ideação aos problemas de execução;
  3. Aplicar os princípios de tratamento top-down e bottom-up adequados aos diferentes problemas usando o raciocínio clínico.
  4. Identificar de que forma os vários problemas de praxis afetam o desempenho funcional;
  5. Identificar estratégias e o plano de intervenção para melhorar o desempenho;
  6. Identificar comportamentos indicativos de problemas ideacionais;
  7. Descrever como os problemas de ideação e a sua intervenção se relacionam com outras dificuldades cognitivas, incluindo as funções executivas.
  8. Desenvolver um plano de intervenção para abordar as dificuldades da praxis ideacional.

PROGRAMA

Programa:

Dia 1

8:30 – 9:00     Receção
9:00 – 10:30    Introdução e Raciocínio Clínico para Praxis e Dispraxia
Praxis no Desenvolvimento Normal

10:30 – 11:00  Intervalo
11:00 – 12:30  Introdução às Abordagens Top-Down e Teoria de Aprendizagem Cognitiva
Breve enquadramento à Neurologia da Praxis
12:30 – 13:30  Almoço
13:30 – 15:00  Modelos de Praxis
Aplicação de um novo modelo de raciocínio clínico para a praxis
15:00 – 15:30  Intervalo
15:30 – 17:00  Novo modelo de avaliação e raciocínio clínico para intervenção na práxis
Modelo de Praxis e Laboratório de Raciocínio Clínico

Dia Dois:

8:30 – 10:30    Estratégias de Intervenção para Arousal, Ritmicidade e Sequenciação
10:30 – 10:45  Intervalo
10:45 – 12:30  Estratégias de Avaliação e Intervenção para a Ideação
12:30 – 13:30  Almoço
13:30 – 15:15  Estratégias de Avaliação e Intervenção para o Planeamento Motor
15:15 – 15:30  Intervalo
15:30 – 17:00  Estratégias de Avaliação e Intervenção para Coordenação Bilateral
Estratégias de Avaliação e Intervenção para Sequências de Ações Projetadas

Dia Três:

8:30 – 10:00    Resumo sobre Praxis, Ideação e Funções Executivas
10:00 – 10:30  Intervalo
10:30 – 12:00   Estratégias de Intervenção para Promover o Desenvolvimento de Affordances e Pensamento Representacional
12:00 – 13:00  Almoço
13:00 – 14:30  Programa para o Desenvolvimento de Competências de Praxis Ideacional
14:30 – 15:00  Intervalo
15:00 – 16:30  Estratégias de Intervenção para Combinar, Construir e Beyond

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO