
Descrição
Algumas crianças e jovens podem apresentar um comportamento fora do esperado para a idade e contexto, não por vontade própria, mas porque não conseguem ter um processamento sensorial eficiente. A incapacidade de processar adequadamente a informação sensorial que chega do próprio corpo e do meio ambiente ao cérebro pode levar a comportamentos desajustados. Como consequência, surgem dificuldades no sono, evitamento do contacto físico, dificuldades no contexto escolar, no relacionamento com os pares e/ou ainda uma resposta inapropriada às sensações comuns como o toque, o movimento e/ou os sons.
Os terapeutas ocupacionais fazem a sua intervenção adequada às necessidades sensoriais específicas destas crianças contribuindo com o seu conhecimento no trabalho multidisciplinar para melhorar a participação e o desempenho ocupacional das crianças nas suas variadas áreas de ocupação.
Objectivos
No fim do curso, os participantes serão capazes de:
– Identificar as bases teóricas que fundamentam a abordagem Ayres Sensory Integration (ASI)®;
– Compreender as funções dos sistemas sensoriais e as etapas de desenvolvimento sensorial;
– Relacionar as Disfunções de Integração Sensorial (DIS) com as dificuldades motoras, percetivas, de comportamento e de aprendizagem, e perceber o seu impacto no dia-a-dia da criança;
– Compreender o papel do terapeuta ocupacional qualificado na avaliação das DIS;
– Reconhecer os princípios básicos subjacentes à abordagem de Integração Sensorial na intervenção terapêutica;
– Identificar estratégias sensoriais para promover a participação e desempenho ocupacional da criança no contexto escolar.
Programa
Dia 1
Conteúdos Programáticos
Terapia Ocupacional e a abordagem de Integração Sensorial
9:00 – Introdução à história e perspetiva da Ayres Sensory Integration®
9:30 – Sistemas sensoriais e suas funções
11:00 – Intervalo
11:30 – Exercícios Práticos
13:00 – Almoço
14:00 – Desenvolvimento Sensorial: Intra-uterino e até aos 7 anos
15:00 – Intervalo
15:30 – Implicação das alterações do Processamento Sensorial na rotina diária e na
aprendizagem: Sinais de alerta
Dia 2
O Processo de Integração Sensorial
9:00 – Princípios Básicos da Ayres Sensory Integration®
10:30 – Intervalo
11:00 – Reatividade Sensorial, Percepção e Práxis
12:00 – Exercícios Práticos
13:00 – Almoço
14:00 – Avaliação em Integração Sensorial e Raciocínio Clínico
15:00 – Intervalo
15:30 – Dinâmicas de Grupo – Estratégias sensoriais compensatórias para aumentar a
participação e desempenho ocupacional
16:30 – Evidência Cientifica